Depois de 2 anos de idas e vindas da aldeia Katurãma e aldeia Naô Xohã, finalmente chegou ao fim dois dos trabalhos mais importantes que fizemos nesta curta vida, mas já cheia de boas histórias da Lamma Filmes.
Entregamos o documentário em dezembro de 2022. O sentimento de alegria por finalizar algo tão importante para história do nosso país, esbarra na preocupação com os indígenas que vão ficar sem assessoria técnica daqui para frente. A não renovação com a ATI (assessoria técnica independente) é um grande retrocesso para os Pataxó e Pataxó Hahãhãe, que a partir de agora, seguem sozinhos em uma batalha judicial, social e econômica contra a empresa Vale. Batalha esta, desleal e que deveria ter sido resolvido há dois anos pelo menos.
Estes dois documentos registrado em vídeo, são memórias eternas dos povos originários Pataxó e Pataxó Hahãhãe em Minas Gerais, tendo sua origem em Coroa Vermelha, no sul do estado da Bahia. Construir este filme com a assessoria e o os indígenas ficará marcado eternamente na vida de cada integrante do time incrível que montamos.
Ficha técnica:
Direção: Guilherme Tampieri | Produção: ATI INSEA | Direção de fotografia: Marcos Gomes e André Carvalho | Áudio: Larissa Kümpel | Assistência: Jackson Vicente | Fotografia Still: Mauricio Costa e Gi Oliveira